terça-feira

Troca de ambiente gera conflito entre deputados na ALPB

Líder do governo acusa oposição de forçar mudança só para aparecer

















A simples troca de local da realização da Audiência Pública, que iria discutir a transferência da administração da gestão do Hospital de Trauma de João Pessoa para a Cruz Vermelha, gerou um verdadeiro conflito entre os deputados das bancadas de situação e oposição na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (27). O clima ficou tão tenso, que o líder do Governo, Hervázio Bezerra, chegou a 'atacar' o companheiro de bancada, Janduhy Carneiro (PPS), insinuando que o presidente da CCJ foi 'irresponsável'.

O impasse teve início depois que os parlamentares oposicionistas solicitaram a transferência do debate do Auditório João Eudes para o plenário José Mariz, o principal da Casa.

Sem sucesso, os deputados de oposição saíram do auditório e foram arbitrariamente para o plenário, enquanto a situação permaneceu no local com o secretário de Saúde Waldson Sousa.

Para Hervázio Bezerra, a mudança do local não passou de uma manobra da oposição para dar mais visibilidade à discussão e a eles, já que o havia vários integrantes dos movimentos sociais e profissionais da imprensa estavam no Parlamento para acompanhar os trabalhos.

Bezerra explicou que o auditório José Mariz é reservado para as discussões políticas e o João Eudes para as técnicas.

"Com essa troca o presidente da CCJ deputado Janduhy Carneiro rasgou e desmoralizou o Regimento Interno da Casa”, disparou Hervázio Bezerra.

O deputado Adriano Galdino (PSB) aproveitou a situação para alfinetar seu desafeto, deputado Janduhy Carneiro, pela forma como ele está conduzindo a Comissão de Constituição e Justiça.

“Estão querendo transformar a CCJ, que é uma comissão técnica, em uma comissão política”,

O deputado Raniery Paulino (PMDB), autor da solicitação da Audiência Pública, rebateu as acusações de Hervázio Bezerra e explicou que a troca de local foi solicitada porque o auditório João Eudes não oferecia condições para a realização do debate, “pois o aparelho de data show não estaria funcionando”, destacou o deputado.

Raniery Paulino disse também que que quando convocado o secretário deve participar da discussão em qualquer lugar. “Se ele tiver responsabilidade deve comparecer a qualquer lugar para dar os devidos esclarecimentos sobre o assunto”, frisou o deputado.

Por outro lado, o secretário de Saúde Waldson Sousa, criticou a convocação e disse que não ira entrar na questão da legalidade do contrato da Cruz Vermelha, mas que iria apenas discutir o mérito da matéria.

A audiência está acontecendo no Auditório José Mariz sem a presença do secretário de saúde e sem a participação dos deputados governistas. Participam do debate o presidente do Sindicato dos Médicos Tarcísio Campos, o presidente do Conselho Regional de Medicina João Medeiro e o Procurador do Trabalho Eduardo Varandas.

Da Redação com MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário