sexta-feira

‘Caminho Livre Arborizado’ começa esta 6ª na Epitácio Pessoa


A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) planta nessa sexta-feira (23), dia em que começa oficialmente a Primavera, a primeira árvore de várias que serão colocadas ao longo da avenida Epitácio Pessoa, dentro do projeto Caminho Livre Arborizado. O plantio simbólico será feito às 9 horas, no início da avenida (sentido centro-praia), bem em frente à Nova Imagem (prédio onde funcionava a antiga Cultura Inglesa).
De acordo com a secretária da Semam, Lígia Tavares, a campanha está alinhada às propostas do programa Caminho Livre, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), e tem como objetivo dar mais qualidade ambiental à cidade. Ela explicou que na execução das obras de mobilidade urbana será inevitável a retirada de algumas árvores. No projeto da Semam, a cada árvore retirada três novas mudas serão plantadas.
“A presença da vegetação dentro dos centros urbanos vem adquirindo extrema importância”, disse Lígia. A partir do desenvolvimento das cidades, elementos como árvores, plantas e animais são cada vez mais extinguidos da paisagem.
Serão plantadas espécies da Mata Atlântica e iniciado um trabalho de sensibilização com todos os comerciantes que ocupam a avenida, no sentido de que eles aceitem o plantio e colaborem com o projeto cuidando das novas árvores próximas aos seus estabelecimentos. A Epitácio Pessoa é a primeira etapa do projeto a ser cumprida.

Benefícios – Entre a lista de benefícios da arborização da cidade estão: melhoria do micro clima do ambiente por meio da retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas; amortecimento de ruídos, ação sobre o bem estar físico e psíquico do cidadão e a suavização do aspecto visual em contraste com o concreto das cidades.
Projeto - O Caminho Livre prevê alterações nas principais vias da cidade, a exemplo das avenidas Epitácio Pessoa, Rui Carneiro e José Américo de Almeida, a Beira Rio. Todas possuem canteiros centrais e calçadas arborizadas, idealizadas para formarem um arco verde que interligará o Centro à Praia.
Ao implantar o ‘Caminho Livre Arborizado’ a administração municipal reforça a importância do meio ambiente nos projetos de estruturação da cidade, que visam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos.

Da Redação com Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário