quarta-feira

Semana Nacional do Trânsito é tema de atividades nas escolas de João Pessoa

A Semana Nacional do Trânsito, comemorada até o próximo domingo (25), é tema de várias atividades educativas realizadas com os alunos da Rede Municipal de Ensino. São palestras, paródias, cordel, dança, dramatização, rap, cartazes e maquetes de trânsito que integram as ações desenvolvidas nas escolas.
Os trabalhos produzidos poderão ser vistos durante o evento ‘Na cidade sem meu carro’, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nesta quinta-feira (22), das 7h às 17h, no Ponto de Cem Réis. Acompanhados por professores e orientadores, cerca de 500 alunos de 46 escolas participarão das atividades. A ação tem o objetivo de chamar a atenção dos motoristas para a poluição e o engarrafamento nas grandes cidades.
“As ações dos estudantes como sujeitos ativos desse processo, expostos a sociedade em espaços públicos, evidenciam que a educação para o trânsito vai muito além da aprendizagem de normas e leis. Nessa mobilização, os alunos podem expor o que aprenderam durante todo o ano”, afirmou a coordenadora da Educação para o Trânsito da Sedec, Hedênia Teotônio.
Atividades - A Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, localizada no bairro
Bancários, resolveu apostar no método de nomear os espaços da unidade com placas de trânsito. “A idéia é que as crianças compreendam as leis de trânsito dentro do ambiente escolar. Aprendendo isso, elas irão levar a temática para a vida e para a sociedade”, esclarece a diretora adjunta, Janaina Lima.
Já os estudantes da Escola Monteiro Lobato, no Costa e Silva, estão confeccionando estandartes com ilustrações de meios de transporte para usar em uma caminhada pelo bairro, em prol da paz no trânsito. Além disso, uma equipe da Sttrans vai até o local ministrar palestra sobre a temática. “Conscientizar os estudantes com relação à mudança de hábitos e atitudes para a cultura da paz no trânsito, é essa a tarefa dos educadores, que já trabalham durante o ano letivo com a temática educação para o transito”, disse a Secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá.


Educação para o Trânsito - O programa desenvolvido pela PMJP, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vem sendo desenvolvido em toda a rede desde 2006. Ao longo desses anos, o projeto tem se consolidado nas escolas através de inserção no currículo como tema transversal dentro dos seus eixos temáticos: Ir e Vir – direito de todos; Locomoção; O jeito de ser dos lugares; As cidades; e Transitar é conviver.
Da Redação com Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário