terça-feira

Sindicato lança amanhã Campanha Nacional dos Bancários

Sindicato lança amanhã Campanha Nacional dos Bancários 
FOTO INTERNET

O Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região fará nesta quarta-feira, 24, o lançamento oficial da Campanha Nacional 2011 que este ano vem com o tema: "Queremos emprego decente". O ato de lançamento da Campanha será na frente do Banco do Brasil no centro da cidade, às 10h, com exposição de cartazes, faixas e o teatro mambembe (grupo Satiricon) que representará à sociedade, os problemas pelos quais vem passando a categoria.

Na ocasião também será distribuída a cartilha "Os Bancos e Você", elaborada através da parceria do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) que apresenta para os consumidores como se defender dos abusos dos bancos.

A Campanha de 2011 vem promover uma discussão democrática e a mais ampla possível com os bancários e estreitar a unidade nacional da categoria, dessa forma, a interação e reivindicação da classe nesse momento buscará dar direcionamento aos debates, discutindo os verdadeiros problemas da categoria.

Este ano, os bancários reivindicam emprego decente, com plano de cargos e salários para todos, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, segurança contra assaltos, garantia contra dispensas imotivadas, mais contratações, fim da rotatividade, reversão das terceirizações, igualdade de oportunidades, aposentadoria digna e banco para todos, sem precarização.

O presidente do Sindicato, Rostand Lucena, ressalta a importância da união da categoria durante a campanha para fortalecer o movimento e ampliar as possibilidades de alcance de novas conquistas. "Estamos iniciando esta campanha contra a ganância dos banqueiros, que continuam ganhando bilhões e não distribuem justamente os lucros com os trabalhadores. Estamos conscientes das dificuldades que iremos enfrentar, mas confiantes no poder de organização e luta da categoria", finaliza.

Negociações:
O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) entregou no último dia 12, a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2011 para a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo. A minuta foi aprovada durante a 13ª Conferência Nacional, ocorrida nos dias 29, 30 e 31 de julho, com a participação de quase 700 delegados eleitos e observadores de todo país.
A primeira rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) será realizada na terça e quarta-feira, dias 30 e 31 de agosto, sobre emprego e reivindicações sociais, em São Paulo. A data foi agendada nesta segunda-feira, dia 22, exatamente dez dias depois da entrega da pauta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários.

Veja as principais reivindicações dos bancários:
- Reajuste salarial: 5% de aumento real;
 - Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4 mil para cada funcionário;
- Piso salarial no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 2.157,88);
- Plano de Cargos e Salários em todos os bancos;
-Previdência Complementar para todos os bancários;
- Mais contratações, com garantia de emprego e igualdade de oportunidades para mulheres, negros e pessoas com deficiência;
- Fim das terceirizações e dos correspondentes bancários;
- Fim das metas abusivas e combate ao assédio moral;
- Assistência médica e psicológica às vítimas de assaltos, sequestros e extorsões;
- Melhoria do atendimento aos clientes, com redução das filas e diminuição dos juros e tarifas.

Da Redação com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário