segunda-feira

Prefeitura de Lagoa Seca suspende desfile cívico da independência por falta de dinheiro

Prefeitura de Lagoa Seca suspende desfile cívico da independência  por falta de dinheiro

Em virtude das diversas dificuldades financeiras enfrentadas pelo município de Lagoa Seca, principalmente as ocasionadas pelas chuvas e pelo bloqueio da merenda escolar - devido a uma irregularidade na prestação de contas ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Ministério da Educação, referente aos anos de 1999 e 2000 - e diante do fato do município ter decretado situação de calamidade pública, é que a administração municipal decidiu cancelar o desfile cívico em alusão ao Dia da Independência, que estava programado para acontecer no próximo dia 4 de setembro.

Segundo os técnicos da Secretaria de Educação, a prefeitura precisa fazer contenção de despesas para superar o momento de dificuldades, até que estes recursos possam ser liberados novamente e a situação se normalize nas escolas. Há também despesas com a manutenção de ônibus escolares devido aos desgastes deixados pelas fortes chuvas que caíram na região, danificando estradas de acesso a zona rural.  "O município não passa por um bom momento financeiro, por isso resolvemos cancelar o desfile, já que isso representaria despesas extras com lanche, material para fabricação de adereços e com transporte. Assim, todos os nossos esforços estarão voltados para a melhoria das escolas e das condições de acesso a elas", disse a diretora do Departamento de Educação, Maria da Conceição Jerônimo.

A professora também informou que o Dia da Independência será comemorado de outra forma, "as escolas vão trabalhar refletindo a data em sala de aula e despertando os alunos para o verdadeiro sentido do Dia 7 de Setembro, fazendo com que eles descubram o que há para se comemorar e o que há para se cobrar em favor da independência", comentou a coordenadora.

A administração municipal já entrou com um mandado de segurança para regularizar a situação da merenda. Em Lagoa Seca, 30% dos recursos destinados ao programa de merenda escolar, são gastos com a aquisição de produtos da agricultura familiar local, que são escolhidos por uma nutricionista e são inseridos no cardápio das escolas. Com o bloqueio, 19 famílias que participam do PNAE também foram penalizadas. Todos os anos, o projeto encaminha mais de 56 toneladas de alimentos as unidades de ensino em funcionamento no município.

Da Redação com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário