terça-feira

Canil da Polícia Militar da Paraíba ajuda crianças com lesões neurológicas através da “cinoterapia”

Canil da Polícia Militar da Paraíba ajuda crianças com lesões neurológicas através da “cinoterapia”

Policiais do Canil do 1º Batalhão de Polícia Militar e profissionais da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais desenvolveram hoje (16) mais uma sessão de Cinoterapia. É assim que é chamada a terapia feita por uma equipe multidisciplinar com o auxilio de cães.

Canil PM

Duas vezes na semana, os policiais militares colocam a disposição da APAE os cães de nome Apolo e Ranger para o auxilio do desenvolvimento das crianças altistas, hiperativas e acometidas de diversas síndromes, entre elas a conhecida Síndrome de Down.

Segundo Ana Maria, fonoaudióloga e coordenadora deste projeto, os avanços dos envolvidos com os animais chegam a 95% de melhoria em diversos aspectos, seja no desenvolvimento motor, interação e sociabilização, chegando a melhorar até o comportamento sócio afetivo. Estão sendo atendidas por este projeto cerca de trinta crianças e adultos com deficiência intelectual.

Este tipo de terapia é pioneiro no Brasil e começou com um projeto de extensão da UFPB, e no início deste ano recebeu apoio do Tenente-Coronel Jefferson Pereira que já conhecia os efeitos da interação dos animais da Equoterapia, feita com cavalos e que também é desenvolvida com o apoio da polícia militar.

Segundo o Capitão Magno, comandante da Companhia de Policiamento com Cães - Canil, este tipo de trabalho não serve apenas para as crianças excepcionais, mas para todos aqueles envolvidos no projeto. É extremamente útil na autoafirmação profissional e ainda melhora o coração do homem, garantiu o capitão.
O canil dispõe hoje de 23 animais, divididos em equipes de farejadores, policiais de choque e Dog Show, utilizados em apresentações públicas. No caso da Cinoterapia, os cães estão sempre acompanhados dos seus guias e não oferecem nenhum risco para as crianças, garante o Cabo Tercício que é guia do cão Apolo.

Da Redação com Clik PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário