sexta-feira

Sobe para 46 o número de cidades em situação de emergência na Paraíba


Um novo decreto do Governo do Estado publicado nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial do Estado aumentou o número de cidades paraibanas em situação de emergência por causa das chuvas. No início da semana a quantidade de municípios que precisavam de ajuda urgente era de 29, depois foi elevado para 42 e agora chega a 46.
Com o decreto desta sexta-feira foram adicionadas à lista de cidades em estado de emergência Mari, Matinhas, Pocinhos e Umbuzeiro. O Governo explica que essas cidades, assim como as outras que estão na lista, precisam de um apoio complementar do Estado e da União.
As fortes chuvas que caíram na Paraíba no final de semana causaram um rastro de destruição em diversas regiões do Estado. Conforme balanço da Defesa Civil, a chuva deixou 13.654 desalojadas (sem acesso às suas casas) e 1.241 desabrigadas (que perderam seus imóveis e não poderão retornar).
Na última quarta-feira (20) o Ministério da Integração Nacional garantiu o repasse de R$ 5 milhões para a atender as cidades do Estado que foram vitimadas pelos temporais. A liberação aconteceu após uma audiência entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o ministro Fernando Bezerra.
No mesmo dia o ministro dos Transportes, Paulo Passos, esteve na Paraíba para verificar a situação das estradas que foram destruídas. Na ocasião o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) disse que o Estado vai precisar de pelo menos R$ 30 milhões em recursos, apenas para recuperar as rodovias.
Confira abaixo a lista completa de municípios em situação de emergência:
Araçagi
Alhandra
Alagoa Grande
Alagoa Nova
Arara
Areia
Barra de Santana
Barra de São Miguel
Bayeux
Caaporã
Cabedelo
Caldas Brandão
Campina Grande
Conde
Cruz do Espírito Santo
Gurinhém
Ingá
Itabaiana
Itatuba
João Pessoa
Juarez Távora
Lagoa Seca
Lucena
Mamanguape
Mari
Massaranduba
Mataraca
Matinhas
Mogeiro
Mulungu
Natuba
Pilar
Pirpirituba
Pocinhos
Puxinanã
Queimadas
Rio Tinto
Riachão do Bacamarte
Salgado de São Félix
Santa Rita
São José dos Ramos
São Miguel de Taipu
São Sebastião de Lagoa de Roça
Sapé
Sobrado
Umbuzeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário