Dos acidentes, 19 foram saídas de pista, três capotamentos, 10 colisões traseiras, três colisões laterais, três colisões com objeto fixo e um atropelamento de animal. Das vítimas, apenas duas pessoas sofreram ferimentos graves.
Os acidentes que acontecem em pista molhada, principalmente com ocorrência de chuvas, geralmente são provocados pela diminuição da visibilidade, falta de atenção e velocidade incompatível.
Quando estiver chovendo, as primeiras providências que os motoristas e motociclistas devem tomar, é transitar com velocidade moderada, sempre a direita da via, acender o farol baixo, manter o máximo de distância do outro veículo que segue a sua frente, evitar manobras e freadas bruscas.
Em caso de chuva forte, é recomendável parar o veículo fora da rodovia, em local seguro, que não seja debaixo de árvores e fiação elétrica até que a situação melhore.
Dirigir sob chuva requer cuidados especiais, porque além de diminuir a visibilidade do motorista, a mistura da água com o óleo e poeira no início da chuva, a pista fica totalmente escorregadia. Com chuvas mais fortes, o asfalto da rodovia é lavado mais rapidamente formando lâminas d'água onde acontece o fenômeno da aquaplanagem, ou seja, os pneus perdem a aderência com o pavimento. É preciso muita atenção e cuidado ao volante.
Algumas dicas de como dirigir na chuva
Antes de pegar a estrada, verifique as condições dos pneus, faróis, lanternas e limpadores de parabrisas.
Assim que começar a chover, você deve desacelerar com calma o veículo, mantendo uma distância do carro a sua frente equivalente ao tamanho de três automóveis e acender o farol baixo.
- Redobre os cuidados com os pedestres. Quando a chuva começa, sempre ocorre aquela típica correria a procura de abrigo.
- Procure não fazer manobras nem freadas bruscas, pois o risco de derrapagem é grande.
- Acenda o farol baixo. Isso vai melhorar um pouco sua visão e quem está atrás terá uma boa visibilidade do seu veículo devido às luzes vermelhas da lanterna traseira.
- Quando os vidros derem os primeiros sinais de que irão embaçar, passe um pano limpo. Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só irá prejudicar a situação. Procure deixar os vidros laterais um pouco abertos para criar uma circulação de ar e ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado. Lembre-se: você deve esfriar o carro por dentro para desembaçar os vidros.
- Caso os vidros já estejam todos embaçados, faça o inverso. Ligue o ar quente, ele irá evaporar as minúsculas partículas de água que deixam o vidro embaçado
- Faça bom uso dos espelhos retrovisores de seu veículo para poder "monitorar" possíveis erros dos outros
- Se você sentir o veículo está "dançando" um pouco na pista (como se estivesse boiando), quer dizer que ele está aquaplanando. Neste caso, diminua a velocidade, pois o veículo ganhará peso e voltará a tocar os pneus no pavimento
- Se você sentir que seu veículo não está respondendo bem aos seus comandos ou você sente-se inseguro com a situação, pare fora da pista e procure um local seguro para estacionar, que não seja debaixo de árvores ou fiação elétrica. Aguarde até o tempo melhorar
- Cuidado com as poças d'água, elas podem esconder algum buraco.
- Evite de viajar a noite. Com chuva, a visibilidade diminui consideradamente.
Lembre-se que o cuidado tem que ser redobrado, afinal, as condições na chuva são perigosas e traiçoeiras.
Assessoria da PRF
Nenhum comentário:
Postar um comentário